Normalmente vemos na internet ou até mesmo tiramos fotos pessoalmente de lugares bonitos que possuem mar ou rios de águas transparentes, azuis ou verdes, na maioria das vezes com areia branca para completar o cenário paradisíaco. Mas agora imagine se essas águas fossem idênticas aquele grande milk shake de morango que tanto gostamos.
Seria muito bizarro não é mesmo? Pois essa é a imagem que centenas de moradores de Senagal presencial todos os dias, nos últimos anos.
Sem nenhum tipo de efeito fotográfico ou intervenção humana, o lago Retba fica localizado em Senegal, no oeste da África, onde suas águas são cor-de-rosa! Nele, há uma quantidade de sal tão grande e elevada que se pode comparar a do Mar Morto e, por conta disso, apenas uma espécie de alga consegue se desenvolver nesse habitat. Para se manter, ela expele um tipo de pigmento rosa, que utiliza a luz solar para ter o seu “sustento”.
Além do mais, o alta intensidade de salinidade possibilitam que as pessoas possam facilmente flutuar. Como só há extração de sal nesse área, esse organismo encontra um grande espaço para se reproduzir. Desse modo, o lago ficou completamente cor-de-rosa.
Outro lago que também tem essa diferente característica, é o Lago Hillier que pertence ao Arquipélago de Recherche, na Austrália. É o mais famoso, porém não é o único no mundo – nem mesmo o único na Austrália.
Há cinco lagos rosa na Austrália: Hillier, Hutt Lagoon, Field of Pink Lakes, Pink Lake e o Quairading Pink Lake. Esse fenômeno também acontece na Espanha, nos Estados Unidos, Canadá,no Azerbaijão e na Bolívia.
Neste caso existe não apenas uma explicação científica semelhante a do Senegal, em que se trata de uma combinação dos fatores: muito sal e a presença de Dunaliella salina, alga que libera betacaroteno, que no contato com a luz do sol, ela torna a água cor-de-rosa.
Mas outra possibilidade é a propagação da bactéria Salinibacter ruber, criando bacterioruberina, que teria a coloração rosa. É possível fazer passeios de helicóptero para contemplar a beleza deste lago de cima, mas não se pode nadar e muito menos chegar até lá.