Conheça Laura Dekker, uma jovem que fez de tudo para realizar seu sonho que seria dar a volta ao mundo e viajar os mares em seu iate, sozinha aos 14 anos.
Todas as pessoas têm sonhos quando são jovens e embora algumas não os venha realizar, não seria o caso de Laura Dekker. Com apenas 14 anos, esta jovem decidiu que iria conseguir, contra todas as probabilidades, o que queria.
Ela queria navegar os sete mares sozinha, dar a volta ao mundo em seu iate. Mas antes de sair para enfrentar as águas mais tempestuosas do planeta, ela teve que enfrentar outros obstáculos. Sua idade lhe daria alguns problemas.
Desde muito pequena, o pai dela ensinou-lhe muito, tanto sobre o mar como sobre a navegação e a vida. Assim, todo o conhecimento que colocou em prática ao viajar pelo mundo, aprendeu com seu maior apoio, seu pai.
Além disso, foi ele quem a alertou sobre algumas dificuldades que ela poderia enfrentar durante sua jornada e como superá-las. Dos fortes golpes da natureza, como marés descontroladas, ondas enormes e fortes tempestade, até mesmo a difícil sensação de solidão, desânimo, vontade de desistir, entre outras coisas.
Não seria fácil, mas seu pai confiava nela, ela não tinha dúvidas de que conseguiria.
No entanto, para realizar seu sonho, ela precisava mais do que a permissão de seu pai. Foi assim que soube, quando o Estado da Holanda, país de que é cidadã, não lhe permitiu sair para enfrentar o mar por ser menor.
Isso não a impediu, ela enfrentou o Estado holandês em um julgamento. No qual ela recebeu não apenas o apoio de seus pais, mas também de seus advogados, que com ela conseguiram vencer. Ele tem o direito de sair para enfrentar os sete mares.
Laura iniciou sua longa e solitária jornada, percebendo desde o início que não seria tão fácil quanto ela pensava. Assim, ela mesma disse:
“Gosto de velejar e de tudo ao meu redor, mas sentia muita falta do meu pai, da minha casa. Fiquei dois dias sem conseguir digerir a comida, me senti muito sozinha e estranha”.
Em suas palavras, percebe-se que no início de sua jornada, o mais difícil foi enfrentar a solidão. Encontrar-se no meio do mar sem absolutamente nenhum tipo de companhia, a não ser os seus pensamentos.
Para ter controle sobre o iate, ela deve primeiro controlar suas emoções. Embora tenha sido muito difícil, ela superou. Ela conseguiu focar no que a manteria segura, navegando no barco, içando as velas, girando o leme, tudo que ela tanto ama.
Após dar a volta ao mundo e superar cada um dos diferentes inconvenientes, Laura compartilhou o que aprendeu:
“Meu pai e o oceano são meus professores mais importantes, os melhores que já tive. No oceano, aprendi a parar de lutar contra tudo. Como as ondas, a vida nem sempre é justa, mas o vento sempre nos ajuda a ir aonde queremos. Aprendi a ser feliz com o que tenho no momento, aproveitando ao máximo. Respeitar e valorizar o que me cerca”.
Definitivamente, Laura Dekker é uma jovem que teve muito que enfrentar para conseguir o que queria, mas nunca desistiu. Ela lutou em todos os momentos para dar a volta ao mundo sozinha em seu iate.