in

3 coisas que inevitavelmente acontecem no seu cérebro quando você termina com seu parceiro

Se você já passou por uma separação, provavelmente sabe que os efeitos podem ser muito mais difíceis do que imaginávamos.

Muitas pessoas, quando passam por esse momento, sentem-se emocionalmente impotentes, como se seus pensamentos e ações estivessem completamente fora de controle, como se seu cérebro trabalhasse contra si mesmos. E é exatamente isso que acontece. Existem sistemas neurais conflitantes ativos no cérebro. Essa é a explicação que a neurociência nos dá.

Vício em amor

Não importa quanto tempo você gaste com seu ex, uma separação envia ao seu cérebro um sinal de obsessão por esse amor. Qualquer coisa que o lembre dessa pessoa desencadeia uma atividade de “recompensa” nos neurônios dentro do núcleo caudado e na área tegmentar ventral do cérebro. As mesmas partes que não deixam você pensar em mais nada quando você tem um episódio de agonia.

Um relacionamento amoroso de longo prazo se torna uma associação e a obsessão desaparece, embora continue a afetar os sistemas de recompensa do cérebro. Após um rompimento, esses sentimentos passados ​​vêm de repente. Os sistemas de recompensa continuam esperando por algo que não vem. É algo semelhante a quando você tem dependência de drogas e para de tomá-las.

A Dra. Brown e a antropóloga Helen Fisher descobriram que a parte do cérebro que processa a ansiedade da dor física é ativada quando as pessoas que terminaram recentemente com seu parceiro recebem fotos de seus ex-namorados.

As partes do cérebro que captam sensações de dor do mundo exterior são pausadas, mas os sistemas que controlam a reação do corpo à dor estão ocupados, alertando o corpo de que algo terrível estava acontecendo.

Como o cérebro controla o corpo, a ativação desses sistemas pode desencadear vários efeitos: liberação de hormônios do estresse que podem afetar o coração, o sistema digestivo e até o sistema imunológico.

O que você pode fazer para superá-lo?

Nos dias ou semanas após a separação, é normal pensar que você nunca se sentirá bem novamente. No entanto, mesmo que certas partes do seu cérebro parecem funcionar contra você, outras estão fazendo horas extras para que você volte ao normal.

O córtex pré-frontal ventrolateral, a parte do cérebro que processa a reavaliação emocional, já está imaginando um futuro melhor sem o seu ex, está procurando um novo fim para o seu relacionamento, no qual você não ficará infeliz para sempre. Em resumo, Brown explica, seu cérebro está tentando regular emoções contraditórias.

Obviamente, a má notícia é que você precisará de tempo para superá-la. Esse tempo dependerá, de acordo com a Dra. Suzanne Lachmann, de experiências pessoais, do caráter de cada um e de muitos outros fatores; razão pela qual a hora exata não pode ser conhecida com certeza.

Embora não tenhamos escolha a não ser esperar, o Dr. Lachman recomenda que apoiemos um amigo para evitar tomar más decisões durante o processo e que não fiquemos muito duros se, em algum momento, vacilarmos e tivermos um deslize com nosso ex.

A maneira como você dá as mãos ao seu parceiro revela segredos sobre o seu relacionamento

7 truques para descobrir se seu parceiro está traindo você com outra pessoa